A Conferência Econômica

Uma conferência permanente no âmbito da Seção de Ciências Sociais da Escola de Ciência Espiritual (ver abaixo), a Conferência Econômica do Goetheanum é uma comunidade mundial de pesquisa que procura entender negócios, finanças e economia com base no curso de economia de Rudolf Steiner e textos relacionados (ver Publicações / Literatur). Seu objetivo é fazer contribuições seminais, porém concretas, para os problemas fundamentais de nosso tempo em campos como teoria de preços, política monetária e atividade empreendedora. Suas reuniões, que acontecem em várias partes do mundo e incluem um encontro anual a nível mundial, são realizadas principalmente em inglês, mas também nos idiomas daqueles que participam.

As reuniões proporcionam oportunidades para pesquisadores independentes compartilharem seu trabalho e, juntos, obterem insights sobre sua utilização face aos problemas da vida econômica, à luz da ciência espiritual. Embora se espere que tais ideias possam dar frutos no ensino, publicação e outros esforços práticos dos participantes, todas essas atividades são realizadas sob a responsabilidade direta dos envolvidos.

Escola de Ciência Espiritual

Inaugurada em 1923 por Rudolf Steiner, o objetivo da Escola é considerar os assuntos humanos à luz da Ciência Espiritual, ou seja, o método científico aplicado a fenômenos fisicamente invisíveis como, no caso da economia, valores e preços.

A Escola está "abrigada" na Sociedade Antroposófica, compreendendo um centro mundial próximo à Basiléia, Suíça e grupos nacionais em muitos países ao redor do mundo.

A Escola é concebida em termos de três classes (semelhantes a graduações universitárias) e 11 seções relacionadas à vida profissional em medicina, agricultura, ciências sociais, e assim por diante. O objetivo das seções é fornecer um contexto no qual os membros da Escola possam deliberar e, espera-se, trazer novos conhecimentos sobre os muitos desafios enfrentados pela humanidade atualmente em todas as esferas da vida.

Os membros da Escola são indivíduos que, de maneira contemporânea, se comprometeram, por assim dizer, a se juntar a Rudolf Steiner para continuar as tarefas que ele iniciou. Compreendendo pesquisas, publicações, conferências e simpósios, o trabalho das seções surge através das atividades de seus membros, que são conduzidas da forma tão colegiada quanto possível, com base em seu envolvimento direto nos assuntos humanos práticos.

A Conferência Econômica do Goetheanum faz parte da Seção de Ciências Sociais, que engloba uma ampla gama de disciplinas e atividades de ciências sociais.

Rumo a 2023 (Towards 2023) traz mais informações sobre o contexto mais profundo da Conferência Econômica.

Formas de Participação

Qualquer pessoa que deseje participar da Conferência de Economia deve enviar um e-mail para o endereço economics[at]goetheanum.ch:

1. Confirmando sua filiação à Escola Superior Livre para a Ciência do Espírito,

2. assumindo que os custos da Conferência Econômica não serão arcados pelo Goetheanum, e

3. fornecendo uma breve descrição de sua conexão prática com as questões econômicas atuais, à luz do curso de economia de Rudolf Steiner.

Como em qualquer atividade profissional, as reuniões e eventos da Conferência Econômica são de diferentes tipos. Todos estão abertos aos colegas da Conferência Econômica, alguns também estão abertos aos membros da Escola de Ciência Espiritual em geral. Outros são estendidos para incluir membros da Sociedade Antroposófica. Alguns são para o público em geral.

Aviso

O trabalho da Conferência Econômica é conduzido por seus colegas sobre sua responsabilidade individual. Suas atividades são destinadas a contribuir para o debate público. Na medida do possível, elas visam a um entendimento leigo, embora obviamente também haverá atividades que se restringem aos profissionais dessas áreas, como também eventos que só dizem respeito aos responsáveis pela condução de seu trabalho.

Quem faz o que

Coordenação Christopher Houghton Budd
Administração Kim Chotzen
Contabilidade geral Stephen Vallus
Idiomas | Alemão Fionn Meier | Inglês Christopher Houghton Budd | Português Daniel Havro | Espanhol Mauricio Garay
Website e Publicações Vários 
A Política Editorial reflete os Protocolos utilizados para Financiamento.